Acquatime
Tratamento de Águas de Processos

Tratamento de Águas de Processos

A água é um elemento fundamental em praticamente todos os setores de processos industriais. Sua utilização pode ocorrer de diversas formas, tais como: incorporação ao produto; lavagens de máquinas, tubulações e pisos, águas de sistemas de resfriamento e geradores de vapor, águas utilizadas diretamente nas etapas do processo industrial ou incorporadas aos produtos, potabilização e esgotos sanitários, etc.

A ACQUATIME dispõe de tecnologias para tratamento para as diversas necessidades de nosso cliente e contamos, além de um leque de produtos auxiliares para correção de pH, oxidação, quelação, dentre outros, com um portfólio completo de produtos químicos para tratamento de águas.

Água de Reuso

Em todo o planeta é grande a preocupação com a disponibilidade de água potável para a população. O uso excessivo desse recurso e a constante contaminação e poluição dos rios e lagos favorecem a crise hídrica ao redor do mundo. Diante da escassez de água, alternativas devem ser criadas para um melhor aproveitamento desse valioso bem.

A água de reuso pode ser definida como a água residuária que está dentro de padrões estabelecidos para a sua reutilização (NBR 13969:1997)

O reuso da água pode ocorrer de duas formas distintas:

Reuso indireto - a água residual é lançada em águas superficiais e subterrâneas para que ocorra sua diluição.

Reuso direto - a água residual é tratada até adquirir as características necessárias para sua nova finalidade. Nesse caso, não há lançamento em águas superficiais ou subterrâneas, sendo levada diretamente para o seu local de uso. Normalmente o reuso é feito para fins não potáveis.

Reciclagem interna:
É o reuso da água internamente às instalações industriais, tendo como objetivo a economia de água e o controle de poluição.

Caldeira

Devida necessidade de controlar a temperatura de certos processos, se faz necessário uso de equipamento muito comum na indústria: o trocador de calor. De diversos tipos e com diversas formas de operação, eles desempenham um papel fundamental nos processos industriais e similares.

Os problemas mais encontrados nesses sistemas são a corrosão, incrustação, depósito e a contaminação biológica de modo que todos eles estão inter-relacionados. Se uma corrosão se inicia irá ocorrer o deposito de Fe203. Já num sistema sem aberto, caso haja uma concentração de CaC03, este irá iniciar um processo de deposição e consequentemente formará uma pilha de aeração diferencial, provocando a corrosão. Esses depósitos formados propiciam o aparecimento de microrganismos que, por sua vez, se em grande número iniciarão deposito que desencadearão processos corrosivos.

PROBLEMAS CAUSA/FATORES
Corrosão Oxigênio dissolvido OD
Deposito Dureza de calcio / dureza de magnesio / lama aderente
Arraste Solidos totais, sílica, alcalidade acima dos limites / Oleos - contaminações

Seja sistema de água de resfriamento aberto, semiaberto de recirculação ou fechado, torres de resfriamento, condensadores evaporativos, trocadores, cascos e tubos, inibidores inorgânicos e orgânicos dentre outros, todos podem ser tratados com a tecnologia da ACQUATIME.

O lixo doméstico, comumente, possui uma dada quantidade de água, oriunda da umidade do ar e do processo de decomposição da matéria orgânica. Essa água percorre lixões e aterros sanitários com a ajuda das chuvas, dissolvendo substâncias presentes em tais locais e formando um líquido extremamente poluente denominado chorume.

Ao circular pelo solo em que o lixo foi depositado, o chorume carrega microrganismos, metais pesados, nitratos e fosfatos e muitas outras substâncias. Dessa forma, é possível que o líquido atinja o lençol freático poluindo-o. Quando o lençol freático é contaminado pelo chorume, as águas superficiais, como rios, lagos e minas também são poluídas.

As formas de tratamento do chorume variam conforme sua composição e as suas características, destacamos a forma aeróbia, em que é fornecido o oxigênio necessário para a decomposição completa da matéria; e a forma anaeróbica, que ocorre sem a presença de oxigênio em reatores fechados.

Limpeza Química

Todo processo está sujeito a contaminações, incrustações e afins. Esses e outros problemas são decorrentes de falhas mecânicas nos equipamentos e/ou operação inadequada do sistema, seja por falta de tratamento, seja por tratamento inadequado (dosagens equivocadas, sistema de aplicação mal dimensionado, dentre outros).

Pensando nisso, a ACQUATIME vem trazer a solução certa para o seu problema. Tanto para partida de plantas como para ações emergenciais, temos a estratégia que mais se adequa a necessidade de cada cliente.

Torre de Resfriamento

A ACQUATIME dispõe de uma linha completa de produtos químicos para a prevenção dos problemas encontrados em sistemas de resfriamento, tais como corrosões, depósitos e incrustações e desenvolvimento microbiológico. A ACQUATIME conta com uma equipe técnica para assessoria e acompanhamento do tratamento, com coletas periódicas e emissão de laudo de análise, além de inspeções com emissão de laudo fotográfico.