Tratamento de Águas de Processo
A água é um elemento fundamental em praticamente todos os setores de processos industriais. Sua utilização pode ocorrer de diversas formas, tais como: incorporação ao produto; lavagens de máquinas, tubulações e pisos, águas de sistemas de resfriamento e geradores de vapor, águas utilizadas diretamente nas etapas do processo industrial ou incorporadas aos produtos, potabilização e esgotos sanitários, etc.
A ACQUATIME dispõe de tecnologias para tratamento para as diversas necessidades de nosso cliente e contamos, além de um leque de produtos auxiliares para correção de pH, oxidação, quelação, dentre outros, com um portfólio completo de produtos químicos para tratamento de águas.
Em todo o planeta é grande a preocupação com a disponibilidade de água potável para a população. O uso excessivo desse recurso e a constante contaminação e poluição dos rios e lagos favorecem a crise hídrica ao redor do mundo. Diante da escassez de água, alternativas devem ser criadas para um melhor aproveitamento desse valioso bem.
A água de reuso pode ser definida como a água residuária que está dentro de padrões estabelecidos para a sua reutilização (NBR 13969:1997)
O reuso da água pode ocorrer de duas formas distintas:
Reuso indireto – a água residual é lançada em águas superficiais e subterrâneas para que ocorra sua diluição.
Reuso direto – a água residual é tratada até adquirir as características necessárias para sua nova finalidade. Nesse caso, não há lançamento em águas superficiais ou subterrâneas, sendo levada diretamente para o seu local de uso. Normalmente o reuso é feito para fins não potáveis.
Reciclagem interna:
É o reuso da água internamente às instalações industriais, tendo como objetivo a economia de água e o controle de poluição.
Devida necessidade de controlar a temperatura de certos processos, se faz necessário uso de equipamento muito comum na indústria: o trocador de calor. De diversos tipos e com diversas formas de operação, eles desempenham um papel fundamental nos processos industriais e similares.
Os problemas mais encontrados nesses sistemas são a corrosão, incrustação, depósito e a contaminação biológica de modo que todos eles estão inter-relacionados. Se uma corrosão se inicia irá ocorrer o deposito de Fe203. Já num sistema sem aberto, caso haja uma concentração de CaC03, este irá iniciar um processo de deposição e consequentemente formará uma pilha de aeração diferencial, provocando a corrosão. Esses depósitos formados propiciam o aparecimento de microrganismos que, por sua vez, se em grande número iniciarão deposito que desencadearão processos corrosivos.
PROBLEMAS | CAUSA/FATORES |
Corrosão | Oxigênio dissolvido OD |
Deposito | Dureza de calcio / dureza de magnesio / lama aderente |
Arraste | Solidos totais, sílica, alcalidade acima dos limites / Oleos – contaminações |
Seja sistema de água de resfriamento aberto, semiaberto de recirculação ou fechado, torres de resfriamento, condensadores evaporativos, trocadores, cascos e tubos, inibidores inorgânicos e orgânicos dentre outros, todos podem ser tratados com a tecnologia da ACQUATIME.
O lixo doméstico, comumente, possui uma dada quantidade de água, oriunda da umidade do ar e do processo de decomposição da matéria orgânica. Essa água percorre lixões e aterros sanitários com a ajuda das chuvas, dissolvendo substâncias presentes em tais locais e formando um líquido extremamente poluente denominado chorume.
Ao circular pelo solo em que o lixo foi depositado, o chorume carrega microrganismos, metais pesados, nitratos e fosfatos e muitas outras substâncias. Dessa forma, é possível que o líquido atinja o lençol freático poluindo-o. Quando o lençol freático é contaminado pelo chorume, as águas superficiais, como rios, lagos e minas também são poluídas.
As formas de tratamento do chorume variam conforme sua composição e as suas características, destacamos a forma aeróbia, em que é fornecido o oxigênio necessário para a decomposição completa da matéria; e a forma anaeróbica, que ocorre sem a presença de oxigênio em reatores fechados.
Todo processo está sujeito a contaminações, incrustações e afins. Esses e outros problemas são decorrentes de falhas mecânicas nos equipamentos e/ou operação inadequada do sistema, seja por falta de tratamento, seja por tratamento inadequado (dosagens equivocadas, sistema de aplicação mal dimensionado, dentre outros).
Pensando nisso, a ACQUATIME vem trazer a solução certa para o seu problema. Tanto para partida de plantas como para ações emergenciais, temos a estratégia que mais se adequa a necessidade de cada cliente.
A ACQUATIME dispõe de uma linha completa de produtos químicos para a prevenção dos problemas encontrados em sistemas de resfriamento, tais como corrosões, depósitos e incrustações e desenvolvimento microbiológico. A ACQUATIME conta com uma equipe técnica para assessoria e acompanhamento do tratamento, com coletas periódicas e emissão de laudo de análise, além de inspeções com emissão de laudo fotográfico.